10 outubro 2013

Açúcar: O Grande Vilão Contra a sua Saúde

O açúcar é uma substância tão viciante como o álcool. Descubra os danos que ele pode causar no seu organismo.

Chocolate, bolo de aniversário, torta de limão, cupcake… Os doces são quase irresistíveis, não é? A razão em comum é o açúcar, uma substância tão viciante como o álcool e a cocaína. O próprio método que é usado para a sua produção é similar a outras drogas: do extrato de uma planta é feito um pó branco e cristalino, que vicia e dá energia.

Açúcar estraga qualquer dieta, mesmo em pequenas quantidades. Enquanto você vai se alimentando de maneira saudável, é mais fácil resistir a tentação, mas já reparou que comer um pedacinho de chocolate faz disparar um desejo intenso de comer tudo o que é doce? Isso acontece porque o açúcar gera dependência, estimulando exatamente as mesmas áreas do cérebro que as drogas estimulam.

O açúcar é um vilão não só na dieta, mas na saúde, também. Veja a seguir os danos que ele pode causar no seu organismo:

Destrói a flora intestinal boa, enquanto alimenta e aumenta as más bactérias e os fungos, como por exemplo a cândida, entre outras.
Suprime o sistema imunitário, pois quando você come aquela fatia de bolo Formigueiro, o seu corpo perde momentaneamente a capacidade de responder aos ataques externos, um efeito que dura várias horas. Se uma pessoa comer vários doces ao longo do dia, então o seu sistema imunitário poderá estar continuamente suprimido.
Açúcar promove inflamação, o que provoca o envelhecimento precoce, várias doenças e muitas “dores misteriosas.”
O açúcar aumenta a insulina no sangue, o que exige o trabalho constante do pâncreas. O desgaste contínuo do pâncreas pode levar ao aparecimento da diabetes, fazendo a pessoa ficar dependente de injeções de insulina por toda a vida.
Provoca o acúmulo de gordura no fígado, o que pode causar graves doenças, entre elas a doença hepática.



Promove a resistência do organismo ao hormônio da leptina, que é aquele que sinaliza quando estamos saciados e podemos parar de comer. Assim, o açúcar impede que o organismo saiba que já está satisfeito.
A digestão do açúcar refinado rouba o organismo de vitaminas e minerais, criando um défice na nutrição, já que o açúcar refinado é uma caloria vazia.
Existem inúmeros danos que o açúcar provoca, que seriam demasiados para enumerar nesse artigo. Muito tem sido estudado por grandes universidades, e o consenso é de que o açúcar faz muito mal à saúde. Um norte-americano consome em média cerca de 60 kilos de açúcar todos os anos! Imagine todo o mal que isso deve fazer ao organismo. E se você pensar que só põe um pouquinho de açúcar no seu café, lembre-se que o açúcar entra escondido na sua alimentação através de refrigerantes, sobremesas prontas, sorvetes, molhos, e até mesmo em pães e comidas salgadas, para realçar o sabor. Por isso é sempre muito importante ler a informação nutricional dos alimentos para saber o que realmente está entrando em nossos corpos.
Se você achou esse artigo interessante, compartilhe com os seus amigos. Nem todas as pessoas sabem os danos que o excesso de açúcar pode causar! 



Post de Aline Batista

7 comentários:

  1. E eu viciada em doces, refrigerantes e afins.. :s
    http://ingridegoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uau parei com esse vício! to precisando de uma dieta mesmo hehe

    ResponderExcluir
  3. Já não era fã de doces
    agora depois das dicas então
    bjokas

    ResponderExcluir
  4. Não vivo sem meus doces, sou do tipo
    "magra de ruim! haha
    sei que preciso tomar cuidado

    ResponderExcluir
  5. Vou ficar mais atenta
    com certeza
    depois desse alerta
    e tem razão quando diz que o açucar
    estraga com a dieta
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Adoro doces, sei que faz mal , mas nao posso resistir!
    Amiga , qualquer dia coloco um look teu no meu blog , adoro teus looks !
    Bom fds, beijinhos!

    http://zenafashion.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  7. Amei o post flor!
    Lindo blog, ja estou seguindo!
    Obrigada pela visitinha ♥
    Um super beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu cantinho! seja sempre bem vindo!
que DEUS abençoe!