23 janeiro 2014

Pincel com fibra Sintética X Natural: Qual é a diferença?

Vamos falar a verdade aqui: ninguém que começa a maquiar entende muito bem de pincéis. A gente compra por que os outros dizem que é bom! Usa eles em certas funções por que leu/viu em algum lugar que é para isso que eles servem. E até se sente meio culpado quando usa o pincel de corretivo para aplicar sombra.
Mas a verdade é que os pincéis são apenas ferramentas. Quem decide onde elas vão ser usadas é o artista, no caso você.
Quanto mais macio o pincel menos cor ele aplica e mais ele esfuma. Quando mais firme o pincel, mais cor ele aplica e menos ele esfuma.
Por isso que os pincéis de esfumar são sempre macios, bem maleáveis, por que você pode esfrega-los de um lado para o outro. Como eles são macios eles pegam menos produto, e acabam aplicando esse produto em uma área maior, distribuindo pequenas quantidades onde o pincel toca.
Já os pinceis mais firmes e durinhos acabam pegando mais produto da fonte e aplicando mais produto no rosto. Como eles sempre pegam mais produto, a cor tende a ficar mais forte e intensa. 

Cerdas naturais geralmente são mais macias e maleáveis, enquanto as sintéticas são firmes e durinhas.
Acho que essa é a primeira e maior diferença entre os dois tipos de cerdas. É também a que eu mais levo em conta na hora de decidir qual cerda eu quero para aquela função. É bom você sempre se perguntar: Que efeito eu quero que esse pincel dê? E daí parar e pensar no que você quer e pensar no tipo e no tamanho de pincel que você vai usar. Isso varia muito de pessoa para pessoa, pois nossos rostos são muito diferentes. Um pincel que funciona muito bem em mim, pode não funcionar para você.
Esses dois pincéis redondos que aparentemente são de esfumar. O branco é o E25 da Sigma e o marrom é do kit de pincéis sintéticos da BB. O branco esfuma mais o look enquanto o marrom aplica mais sombra.
Sintéticos geralmente secam na forma original enquanto naturais secam mais arreganhados.
Isso é verdade sim, mas também depende muito da qualidade dos pincéis. Os pincéis MAC de fibra natural secam na forma em que foram feitos, nunca perdem esse formato. Já os naturais da sigma secam mais arreganhadinhos. A solução da sigma para isso foi o dry’nshape, que ajuda muito! Lavar com shampoo em vez de usar sabonete/detergente/qualquer outra coisa também ajuda no controle dos fios. Já os pincéis desses kits genéricos secam completamente fora da forma. Super arreganhados.
Já os pincéis sintéticos, você pode lavar até com sabão de coco que sempre secam no formato em que vieram.
(F30 da Sigma e Pincel de Pó da Natura)
Sintéticos absorvem menos produtos líquidos enquanto naturais absorvem mais.
Esse é um dos motivos que faz os pincéis de base serem geralmente de fibras sintéticas. Todos os pincéis de base língua de gato que eu vi até hoje são sintéticos.
Vocês podem notar que o Duo Fibre tem 2 tipos de fibras. As fibras brancas são sintéticas, elas fazem o pincel ficar firme e como são elas que entram mais em contato com a base, acabam absorvendo menos produto. As fibras pretas, são naturais. Elas são menores e entram pouco em contato com a pele. Essas fibras acabam massageando a base e suavizando a cobertura e as linhas, deixando o aspecto mais natural.

E o F80 da Sigma? Também tem duas fibras?
Sendo sincera, até parece mesmo que ele tem duas fibras como o Duo Fibre. Mas na verdade ele tem uma fibra só, sintética e a ponta dessas cerdas é tingida de branco. Não sei exatamente por que, deve ser para você conseguir enxergar se as cerdas estão sujas ou não. Esse pincel na verdade é um kabuki com o topo reto, e os kabukis geralmente são sintéticos.
Cerdas sintéticas geralmente são mais lisas do que as naturais.
Cerdas naturais não são cabelo gente, a maioria é pelo de bicho. Podem ser de vários tipos de animais e eu não sei informar quais são os mais comuns. Geralmente tem na descrição do pincel. Enfim, se as cerdas não são de qualidade muito boa, elas costumam ser meio crespas, e vão piorando conforme você vai usando e lavando.
Imagine que você tem cabelo crespo, foi no salão e fez um tratamento. Conforme você lava, o tratamento sai e seu cabelo vai ficando menos liso e mais crespo. Mesma coisa com os pincéis naturais.
Os da mac, costumam ser bem lisinhos e continuar lisinhos ao longo da vida deles.
(pincel de blush do kit sintético da BB e pincel BB 168)
Já os sintéticos são feitos lisinhos, então sempre ficam lisinhos.
Os pincéis sintéticos são coloridos e os naturais não?
Não é uma regra. Pincéis naturais também podem ser coloridos, mas é mais fácil achar fibras sintéticas coloridas do que fibras naturais coloridas.

(Pincel do kit roxo e E55 da Sigma)
Qual cerda seca mais rápido?
Em teoria, a natural seca mais rápido e a sintética demora mais. Mas isso é muito relativo e depende também da densidade(quantidade de cerdas) do pincel. Um pincel de pó seca mais rápido que um kabuki.
Cerdas naturais dão mais naturalidade ao look, enquanto cerdas sintéticas são mais precisas.
Acho essa conclusão muito válida, afinal sempre que procuramos precisão, queremos um pincel menor e mais durinho, para tudo ficar mais certinho. Quando queremos naturalidade partimos logo pra querer esfumar tudo e aplicar cores mais claras, logo procuramos pincéis mais gordinhos e macios.
 você prefere os de fibras naturais ou sintéticas?
Eu gosto das duas. Acho importante você colocar na mesa as suas necessidades pessoais e o tipo de maquiagem que você mais gosta e usa. Eu sinceramente tenho, compro e amo tanto cerdas sintéticas quanto cerdas naturais. Quando vou maquiar uso os dois tipos. O que diferencia o tipo de pincel que eu uso é o efeito que eu quero.
Vocês podem notar que a sigma e a mac comercializam tanto pincéis de fibra sintética quanto pincéis de fibra natural. Por que o ideal é ter pinceis variados, cada cerda para um tipo de função. O ruim de você investir em kits genéricos que a gente encontra em lojas de make, é que ou são todos sintéticos ou todos naturais. E você acaba tendo só pincéis sintéticos ou só naturais, quando na verdade, o ideal é ter pincéis mistos, alguns naturais e outros sintéticos.

Beijos!