21 fevereiro 2015

Ciclismo e seus benefícios

"O ciclismo é uma atividade física que reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade. É uma das atividades físicas mais completas por movimentar todo o corpo"
“Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada”, afirma o cardiologista João Vicente da Silveira. “E vale lembrar que é fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados à prática do esporte, como o uso de capacete”, alerta o médico. 
Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo. 

A bicicleta não é apenas um meio de transporte ecológico e divertido, é também uma das melhores formas de nos mantermos saudáveis e em forma. No entanto, quais são os benefícios do ciclismo? Em umComo.com.br enumeramos os benefícios e acredite, vai ficar animado de sair da sua rotina e pegar numa bicicleta e começar a pedalar.


Todas as atividades que apresento aqui no blog eu pratico mesmo, como disse em uma postagem na minha  Fanpage
coleciono paixões e praticar atividade física, principalmente ao ar livre me diverte, curta as dicas abaixo e boa prática.
Conheça 10 principais vantagens em andar de bicicleta: 

 Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.

Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. 

- Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.
Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos. 

Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular. 

Uma boa dica é se juntar aos grupos de ciclistas, nem tanto para disputar pedaladas, mas para adquirir dicas de como 
aumentar a resistência, respiração etc.
outra que acho super importante é levar sempre pelo lado divertido.
Para ficar atento e motivado. invista nos acessórios, roupas,
capacete. o velocímetro é uma ótima opção para testar seus limites de pedal, você pode fotografar a quilometragem e desafiar algum amigo, amo isso.
Do mais é você pegar sua bike, independente de marca ou cor, é sair toda linda pedalando pela cidade, trilha ou campo dar o melhor de si de forma prazerosa, ao mesmo tempo que o gasto calórico é compensador, estará acalmando os ânimos também.
Espero que aproveitem as dicas e boa pedalada pessoal.
Beijos!!!