26 junho 2013

5 Benefícios do Café

5 Benefícios do Café e como usá-lo no treino
Apesar do excesso ser contraindicado, doses razoáveis de cafeína podem trazer ótimos 
benefícios para a saúde e especificamente para quem treina. O café pode até ajudar quem
 está em fase de definição muscular/querendo perder peso, devido a sua combinação de 
antioxidantes e cafeína, que pode aumentar a habilidade do corpo em usar a gordura 
como energia.


1 – O café pode melhorar a saúde cardiovascular e diminuí o risco de diabetes. Apesar da 
ingestão de cafeína gerar um aumento da pressão sanguínea, ela não possuí efeitos a 
longo-prazo na grande maioria das pessoas.

2 – O café possuí quantidades significativas dos antioxidantes ácido cafeico e ácido 
clorogênico, que podem diminuir o risco de uma grande variedade de cânceres e ainda 
aumentar colesterol bom (HDL).
3 – Beber café aumenta a velocidade do metabolismo, desta forma você queima mais 
calorias e pode estimular o corpo a usar as gorduras como fonte de energia, em vez da 
glicose.
4 – Tomar antes do treino, independente de ser treino para hipertrofia ou aeróbico, uma 
quantidade significativa de café tem o poder de aumentar a performance do treino. Os 
benefícios são, maior explosão, mais motivação e a tendência subconsciente de usar cargas mais pesadas.
5 – O café pode melhorar o tempo de reação e concentração em todas as áreas.
Quanto café devemos tomar para extrair o máximo de efeitos ?
Esta é uma pergunta difícil, já que cada marca de café possuí concentrações diferentes, 
mas uma regra geral é de que uma xícara de café forte possuí de 80 a 120mg de cafeína.
 Com esta “dosagem” você já pode extrair os seus benefícios, mas nada lhe impede de 
tomar até 2 xícaras conforme o corpo vai criando resistência à cafeína.


Lembrando que o café deve ser tomado sem açúcar ou carboidratos, pois a presença dos 
mesmos pode cortar os efeitos em até 90% (1).
Para extrair os efeitos do café antes do treino, tome-o em até 40 minutos antes de ir para a academia.
Cafeína é um estimulante como todos os outros
A cafeína é um estimulante, portanto poderá perder o efeito caso o corpo crie resistência. 
Pessoas que tomam café o dia inteiro ou bebem refrigerantes aos litros, provavelmente 
não sentirão os efeitos citados acima. Se este é o seu caso, corte todo tipo de estimulante 
por cerca de 30 dias e então reinicie o uso usando as dicas.

É isso gente para quem já gostava desse pretinho, mais 5 motivos para se apaixonar ainda 
mais por ele!
Beijos!